quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O governo de Raúl Castro


Escolhido novo presidente de Cuba neste domingo (24), Raúl Castro em seu primeiro discurso prometeu reduzir a estrutura do Estado, melhorias na economia e continuidade política.

A renúncia de Fidel Castro abre caminhos para que seu irmão implemente reformas no país. Em um dos principais trechos de seu pronunciamento, Raúl prometeu eliminar o “excesso de proibições que já não têm sentido”.

Na opinião da cúpula do PT e do governo brasileiro, Raúl deverá dividir poder com pelo menos outros três dirigentes cubanos. São eles: Carlos Lage, ministro da economia; Felipe Pérez Roque, ministro das relações exteriores, e Ricardo Alarcón, presidente da Assembléia Nacional. No entanto, mais importante do que a função exata que cada um dos três terá na Cuba pós-Fidel é a avaliação de Lula e colegas petistas que acreditam que Raúl exercerá o poder de forma mais descentralizada do que o irmão.

Mas há quem duvide de tanta autonomia. Para muitos, Fidel Castro continuará governando até os últimos dias de sua vida, pois continuará como membro do Parlamento e Raúl já reiterou a sua convicção no Partido Comunista Cubano e no socialismo e acrescentou que poderia continuar a consultar Fidel em decisões de Estado.

“Assumo a responsabilidade que me foi confiada com a convicção de que (...) Comandante e Chefe da Revolução Cubana é único, Fidel é Fidel, como bem o sabemos, Fidel é insubstituível”, afirmou o novo chefe de Estado cubano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.